Guamare News

Desfiles Adiados: Em SAMPA e no Rio de Janeiro adiam desfiles de Carnaval para o feriado de Tiradentes

Rio de Janeiro – Desfile da escola de samba do grupo especial Imperatriz Leopoldinense, no Sambódromo (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Os prefeitos de São Paulo e Rio de Janeiro decidiram adiar os desfiles das escolas de samba para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril. A decisão foi tomada após reunião virtual conjunta nesta sexta-feira (21).

Os desfiles das escolas de samba do grupo especial da capital paulista estavam marcados, até então, para 25 e 26 de fevereiro. Já no Rio, seriam realizados em 27 e 28 do mesmo mês.

O aumento de casos e internações por Covid-19 em ambas as capitais foi o principal motivo para a mudança da data.

Em entrevista coletiva, foi informado que os desfiles serão adiados para o feriado de Tiradentes, mas o Carnaval de rua continua suspenso.

“Desde o início, o combinado é que tomaríamos uma decisão conjunta. Não terá cenário diferente no Rio de Janeiro e em São Paulo”, declarou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), à CNN anteriormente.

O secretário municipal de saúde do Rio, Daniel Soranz, disse que é uma decisão difícil, mas que “não há condições sanitárias para a realização do Carnaval na data prevista. Abril é muito mais seguro, é difícil que a variante Ômicron avance até lá. Não há possibilidade de fazer Carnaval a qualquer custo”.

Já o secretário de saúde de São Paulo, Edson Aparecido, explicou que é possível fazer um controle sanitário do público nos sambódromos e, assim, reduzir a possibilidade de contágio.

As secretarias de saúde ainda vão definir, com base na situação epidemiológica do período próximo à nova data do Carnaval, se será necessário protocolo ou não.

“Jamais ficaríamos felizes em colocar as pessoas em risco”, disse Sidnei Carrioulo, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, acrescentando que a medida foi “acertada”.

Em nota, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) do Rio de Janeiro disse que esse cenário já era previsto e que a decisão tomada foi “prudente”. Também informaram que todos os ingressos já adquiridos para os desfiles serão válidos para a nova data.

A ordem dos desfiles e horários serão os mesmos na capital fluminense.

A Liga das Escolas de São Paulo afirmou, também em nota, que apoia a decisão das prefeituras.

Em entrevista à CNN (veja abaixo), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), disse que detalhes como o Carnaval de Rua ainda serão acertados.

Paes reconheceu a importância da festa para a economia das cidades e disse que o prejuízo poderá ser evitado com a realização em outra data.

No começo de janeiro, as gestões municipais de São Paulo e Rio tomaram decisões parecidas ao cancelar os blocos de rua e manter, a depender da situação epidemiológica, os desfiles das escolas de samba nos sambódromos com medidas sanitárias como diminuição de público e obrigação do uso de máscaras para público e alegorias.

CNN Brasil

Siga as nossas Redes Sociais:

📱Facebook => 📸Instagram <=> 🎙️SoundCloud <=> 📹Youtube <=>  💻Twitter <=> 📟Aplicativo Radio Web <=> 🪀Participe de nosso grupo do WhatsApp News 3 <=> Ouça a programa da Radio Web Guamaré News nos principais portais da internet que retransmite a programação => 📲Portal Radios Na Net <=> 📲Portal Radio Ao Vivo <=>📲Portal Radios Cast <=> 📲Portal CXRadio <=> 📲Portal As Melhores Rádios <=>📲Portal Rádios Na Net <=> 📲Portal RadioNet <=> 📲Portal OnlineRadioBox.

Comente!!! Participe de nosso blog!!!