Guamare News

Decreto: Governadora detalha à imprensa ações do Pacto pela Vida

Foto reprodução – InterTV Cabugi

A governadora Fátima Bezerra realizou coletiva de imprensa por videoconferência, ontem, quinta-feira (04), para esclarecer sobre o novo decreto 29.742, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do RN, e também para atualizar as ações do Governo para o combate ao novo Coronavírus (Covid-19) e as ações do Pacto Pela Vida. Ela conclamou os municípios a serem agentes ativos no combate ao vírus. A secretária de Comunicação, Maria da Guia Dantas, intermediou o debate com os jornalistas de todo o Estado.

A chefe do Executivo estadual informou que estão prorrogadas até o dia 16 de junho as medidas de saúde para o enfrentamento da pandemia. O novo decreto institui uma política de isolamento social rígido para enfrentamento do novo coronavírus no Rio Grande do Norte, impõe medidas de permanência domiciliar, de proteção de pessoas em grupo de risco que só devem sair de casa para serviços essenciais como supermercados, bancos, farmácias, e hospitais, clínicas ou estabelecimentos do gênero.

As novas ações se tornaram necessárias diante da queda do isolamento social no mês de maio, o que reflete no número crescente de pacientes internados, de pessoas que procuram os hospitais e unidades de saúde e no número de mortes. A governadora destacou que essas ações são norteadas pelo do Comitê Científico Local, cuja importância e o trabalho prestado são reconhecidos pelo Poder Executivo Estadual: “Minha gratidão ao Comitê que nos auxilia nas decisões de enfrentamento à pandemia”, disse.

Sobre as dificuldades que o Estado vem enfrentando, ela esclareceu: “Nossa gestão encontrou um Sistema Único de Saúde colapsado. Estamos fazendo todo o esforço para garantir que todos os potiguares tenham acesso à saúde e sejam atendidos. Estamos mergulhados em uma crise sanitária, econômica e política em nível nacional que gerou dificuldades aos gestores municipais e estaduais para enfrentarem essa pandemia”.

Em meio às dificuldades, o Governo do Estado já contratou mais de 30 mil novos profissionais para integrar o quadro da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e mais de 300 novos leitos foram criados. “Estamos trabalhando para abrir mais 110 leitos nos próximos dias. Apesar de todas as adversidades estamos empenhados em abrir esses leitos. O custeio de um leito de UTI é caro, de em média 3 mil reais por dia. Sem falar as dificuldades na aquisição de EPIs, respiradores entre outros equipamentos”, detalhou Fátima.

A governadora reforçou aos jornalistas que todas as informações e prestações de contas dos investimentos para enfrentamento da Covid-19 estão no Portal da Transparência do RN http://transparencia.rn.gov.br.

Siga as nossas redes sociais=> Fan Page<= / =>Fan groups<= / =>Twitter<= / =>Blog Instagram<= / =>Web Radio Instagram<= / =>Site da Web Radio <= => SoundCloud <==>Nosso canal do Youtube <==> Participe de nossos grupos no WhatsApp News 2 <==> News 3 <==> News 4, baixe o aplicativo da Web Radio na Play Store versão 3.1, ou ouça nossa radio nos principais portais da internet que retransmite a programação Portal Web Radio Gmr NewsPortal RadiosNetPortal RadiosCastPortal CXRadioPortal As Melhores RádiosPortal Rádios Na Net,Portal Online Radio, OnlineRadioBox.

Comente!!! Participe de nosso blog!!!