Debandada: Prefeitos do MDB trocam Rogério por Carlos Eduardo Alves

Decisão de Álvaro Dias de romper com MDB prejudica aliado Rogério Marinho, que pode perder apoio de prefeitos/Créditos: Reprodução

A declaração de apoio do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), à candidatura de Fábio Dantas (SDD) ao Governo do Rio Grande do Norte, teve impacto negativo na campanha do ex-ministro do Desenvolvimento Regional e candidato ao Senado Federal Rogério Marinho (PL), em diversos municípios espalhados pelo interior do Estado.

De acordo com informações que circulam nos bastidores da política potiguar, os prefeitos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) se revoltaram com a atitude de Álvaro Dias, que ao subir no palanque de Fábio Dantas, começou a tirar votos em Natal em favor da candidatura do ex-governador e ex-senador Garibaldi Alves Filho, pai de Walter Alves (MDB), à Câmara Federal.

Em retaliação, insatisfeitos, os gestores municipais do MDB preparam ofensiva e iniciaram intensas articulações políticas com o objetivo de promover uma debandada de apoio da candidatura de Rogério Marinho. Ao menos 40 prefeitos estão desistindo do palanque do ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Especula-se que alguns dos prefeitos emedebistas estudam a possibilidade de migrarem direto para a candidatura do ex-prefeito de Natal e líder estadual do PDT, Carlos Eduardo Alves, que também disputa a única cadeira de senador da República pelo Rio Grande do Norte. O pedetista faz parte de composição majoritária com a governadora Fátima Bezerra (PT), candidata à reeleição, que conta ainda com o presidente estadual do partido, o deputado federal Walter Alves, como vice-governador da chapa governista. Na eleição passada, o MDB estadual fez um dos maiores números de prefeitos eleitos, ao todo foram 39, e teve ainda 400 vereadores.

Carlos Eduardo Alves vem assumindo liderança em sondagens de votos dos eleitores potiguares. Agora, com o incremento da força política dos prefeitos do MDB, sua candidatura poderá se elevar para outro patamar, inclusive com a possibilidade real de vitória nas urnas.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto EXATUS e publicada pelo jornal AGORA RN, nesta quarta-feira 14, o candidato Carlos Eduardo Alves cresce e atualmente está com 25,75% das intenções. Na pesquisa anterior, divulgada em 31 de agosto, ele tinha 22,5%, ampliando vantagens sobre o Rogério Marinho.

ROMPIMENTO
Sabe-se que o motivo do rompimento político entre Álvaro Dias e Garibaldi Alves Filho foi o fundo partidário. A direção da legenda no Rio Grande do Norte definiu que os recursos seriam destinados apenas para os candidatos à Câmara Federal e não repassou nada aos candidatos à Assembleia Legislativa.

A decisão, no entanto, não agradou ao chefe do Executivo de Natal, que tem o filho Adjuto Dias (MDB), ex-secretário municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), concorrendo a uma vaga de deputado estadual.

Cargos que eram ocupados por pessoas ligadas Garibaldi Alves Filho na prefeitura de Natal estão sendo substituídos. Para elevar o tom do discórdia, Álvaro Dias deverá concentrar seus esforços na campanha a deputado federal de Henrique Eduardo Alves (PSB), primo de Garibaldi, que já faz dobradinha com Adjuto Dias em outros municípios do Rio Grande do Norte.

AgoraRN

SuperMercado_Cavalcante_Movel
Elias_Raio_X_Movel
Drogaria_Betesda_Movel
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
OpticaEmporio
Ediuny_Oliveira_Live
RadiosNet_Fixo
Guedes-Motos
Cartão
Radios_Online_Fixo
MercadinhoDeusProvera
App
JM-VARIEDADES
Banner 87
Copiadora-Miranda_Banner_B
CX_Radios_Fixo
Anuncie Aqui
HSHOT_500
Drogaria Betesta
DN_Servicos_Fixo_2
MiniprecoFixo
Radio_Box_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas