D. Pedro I: Bolsonaro recebe coração de dom Pedro I em cerimônia no Planalto

Bolsonaro recebeu o coração de Dom Pedro I no alto da rampa do Palácio do Planalto — Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu, na tarde da terça-feira (23/8), em cerimônia no Palácio do Planalto, o coração de dom Pedro I. A relíquia chegou ao Brasil nessa segunda-feira (22/8). O órgão está no país como parte da comemoração dos 200 anos da independência brasileira.

Antes do evento, a “Esquadrilha da Fumaça” fez uma breve apresentação em frente ao prédio da Presidência. No céu, os aviões escreveram “Independência 200 anos” e fizeram um coração.

O órgão chegou ao Planalto a bordo do Rolls Royce presidencial. Na rampa do prédio da Presidência, a relíquia foi recebida pelo presidente e pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, além do chanceler brasileiro, Carlos Alberto França, e do embaixador da República portuguesa, Luís Filipe Faro Ramos. Entre os presentes também estava Bertrand de Orléans e Bragança, descendente da família imperial brasileira.

Antes da execução do hino nacional brasileiro, houve tiro de canhões. O presidente ainda convidou estudantes do colégio militar Dom Pedro I e de uma escola pública de Ceilândia — presentes no evento — para acompanhar os protocolos da cerimônia.

Antes de deixar o evento, Bolsonaro fez um breve discurso, no qual exaltou a relação entre Brasil e Portugal.

“Dois países unidos pela História, ligados pelo coração. 200 anos de independência. Pela frente, uma eternidade em liberdade. Deus, pátria, família. Viva Portugal e viva o Brasil”, disse.

Após a cerimônia desta terça, no Planalto, o órgão foi encaminhado para exposição no Palácio do Itamaraty, onde ficará entre 25 de agosto até 8 de setembro, quando retornará a Portugal.

O coração

Conservado em formol há mais de 180 anos, esta é a primeira vez que o coração do imperador deixa Portugal. Após o desembarque, o artefato foi recebido na base aérea com honras de chefe de Estado.

A relíquia foi transportada da cidade do Porto até a capital federal na cabine de passageiros de uma aeronave VC-99, do Grupo de Transporte Especial (GTE). O voo foi escoltado por dois caças F-5 da FAB.

Margens do Ipiranga

A ossada de dom Pedro I esteve no Brasil pela última vez em 1972, para comemoração dos 150 anos da Independência. Na época, os ossos do imperador foram levados até o local onde ele teria proclamado liberdade em relação a Portugal nas margens do Rio Ipiranga, em São Paulo.

O coração de Dom Pedro está guardado em um recipiente de vidro na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, desde 1837. A cada 10 anos, é trocado um líquido, com base em formol, que o mantém preservado.

Havia, por parte de autoridades portuguesas, resistências ao envio do coração do primeiro imperador brasileiro. Elas consideravam a operação de transporte arriscada, mesmo que fosse temporário o período de permanência do órgão no Brasil. O receio de setores contrários justifica-se diante da delicadeza exigida na execução do translado.

A Polícia Federal e as Forças Armadas serão as responsáveis pela segurança do coração no país. O governo federal não informou qual foi o custo total da operação.

7 de Setembro

Entre os dias 6 e 10 de setembro, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, virá ao Brasil comemorar os 200 anos da Independência, atendendo ao convite do presidente Bolsonaro a líderes de países de língua portuguesa.

Os desfiles militares no dia 7 de setembro voltarão à Esplanada dos Ministérios após dois anos de hiato por causa do agravamento da pandemia. São esperados pelo menos 4,5 mil militares, número similar aos anos anteriores.

Palavrapb

Casa Durval Paiva
CX_Radio_Movel
WebRadio_Site_Movel
DN_Servicos_Fixo_2
Copiadora-Miranda_Banner_B
Guedes-Motos
HSHOT_500
App
MercadinhoDeusProvera
MiniprecoFixo
AlphaColor_Lateral
Radio_Box_Fixo
JM-VARIEDADES
RadiosNet_Fixo
Radios_Online_Fixo
Cartão
Casa Durval Paiva_Fixo
OpticaEmporio
Anuncie Aqui
Pagode & Cia_Lateral
Ediuny_Oliveira_Live
Eduardo-Auto-Pecas
Almoçando com Musicas
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Show da Manha
CX_Radios_Fixo
Drogaria Betesta