Blog Guamaré News

Cruzex 2024: FAB usa novos caças F-39 Gripen em exercício militar com participação de 16 países em Natal

Caças F-39 Gripen serão usados no maior exercício de guerra da América Latina em Natal — Foto: Inter TV Cabugi

A movimentação foi intensa, durante o fim de semana, na Base Aérea de Natal (Bant), no Rio Grande do Norte, com a chegada de pessoas e equipamentos para o Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex). Mais de 3,6 mil militares de 16 países e 100 aviões participam do treinamento de guerra, que começou neste domingo (3) e segue até o próximo dia 15 de novembro.

O evento marca o primeiro grande exercício com o uso dos caças F-39 Gripen adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB), aeronaves que podem alcançar velocidade de 2,4 mil km/h. Sete aviões do modelo estão em Natal.

“Neste momento nós estamos passando por uma transformação muito importante com a aquisição das novas aeronaves Gripen. A aeronave está despertando a curiosidade do mundo todo, até mesmo porque o Gripen ainda está em desenvolvimento, então as capacidades da aeronave são uma curiosidade”, afirmou o comandante da Base Aérea de Natal, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, nesta segunda (4).

Outros caças como o F-5EM, A-1, A-29B e os aviões de transporte C-105/SC-105 Amazonas, KC-390 Millennium, E-99M e helicóptero H-36 Caracal da FAB, além do A4 da Marinha do Brasil (MB), também são envolvidos na operação.

Aeronaves na Base Aérea de Natal, para a Cruzex 2024 — Foto: Inter TV Cabugi

Cruzex

Segundo a FAB, o exercício multinacional é organizado desde 2002, está na 8ª edição, e visa o treinamento conjunto em cenários de conflito, promovendo a troca de experiências entre os países participantes. É o maior evento do tipo na América Latina.

Participam do evento os esquadrões de voo de outros sete países: Argentina, com as aeronaves IA-63 Pampa e KC-130H; do Chile, com o KC-135 e F-16; da Colômbia, com KC-767; dos Estados Unidos, com F-15 e KC-46 (767); do Paraguai, com AT-27 e C-212; do Peru, com KT-1P e KC-130; e de Portugal, com KC-390.

Militares do Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Peru também participaram da execução de tarefas espaciais e cibernéticas. Além desses países, África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai enviaram militares observadores.

Diferentes aeronaves participam de simulação de guerra em Natal — Foto: Inter TV Cabugi

Exercício simula ambiente de guerra

O Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende explicou que o exercício simula um ambiente de guerra convencional, onde uma coalisão de países atua de forma conjunta para garantir a soberania de uma nação.

Leia mais
Eduardo_Auto_Pecas_Movel
Eduardo-Auto-Pecas
App
SindSerg_Lateral
JM-VARIEDADES
Drogaria Betesta
MercadinhoDeusProvera
Casa Durval Paiva_Fixo
Show da Manha
EliasRaioX
Radios_Online_Fixo
RadiosNet_Fixo
Guedes-Motos
HSHOT_500
Pagode & Cia_Lateral
Ediuny_Oliveira_Live
Copiadora-Miranda_Banner_B
Anuncie Aqui
Radio_Box_Fixo
CX_Radios_Fixo
LBV_Lateral
Almoçando com Musicas