Guamare News

Covid 19: Taxa de transmissibilidade da Covid no RN é de 0,92; Sesap recomenda que municípios fiquem atentos

Genetic engineering and gene manipulation concept, 3d rendering,conceptual image.

A atenção com a taxa de transmissibilidade é essencial para manter a contenção da pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Norte. A mensagem de alerta foi destacada pela subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Lyane Ramalho, durante a coletiva de imprensa desta sexta-feira (25).

O índice R(t), que determina o potencial de propagação do vírus, está em 0,92 para o RN como um todo, segundo os dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Lembramos que o ponto de corte para que se tenha maior atenção é de 1,03, e esse índice pode oscilar, pois quanto mais relaxamos as medidas de proteção em um determinado local, mais alto fica o índice”, disse a subsecretária.

Estão com o índice acima de 1 as regiões do Mato Grande (1,31), Seridó (1,02), Potengi/Trairi (1,15) e Região Metropolitana (1,07). A Região Oeste está com taxa de transmissibilidade em 1,0, o Vale do Açu com 0,99, Alto Oeste em 0,89 e Agreste com 0,85.

“É importante que os gestores, que têm responsabilidade sanitária, dos municípios com índice acima de 1,3 desencadeiem medidas de suas vigilâncias sanitárias locais para que mantenham a pandemia sob controle”, completou Ramalho.

Comente!!! Participe de nosso blog!!!