Guamare News

Covid 19: Pazuello dá prazo de 60 dias à Anvisa para aprovação das vacinas

Foto: Aurélio Pereira / MS

Durante reunião com os governadores para tratar do enfrentamento à covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que o Ministério irá adquirir conforme vacinas aprovadas pela Anvisa, se julgar necessário, porém a agência precisa de 60 dias para aprovação dos medicamentos. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto na manha desta terça-feira (8) com parte dos gestores participando presencialmente e parte de forma remota.

 “A Anvisa vai precisar de um tempo cumprindo essa missão. O registro gira em torno de 60 dias. Se tudo estiver redondo, teremos o registro efetivo da AstraZeneca no final de fevereiro, dando início à vacinação ”, explicou o ministro. A intenção de compra é de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer / Biontech.

Na reunião, foram debatidas como tratativas do Ministério da Saúde com o laboratório Pfizer e com o Instituto Butantan, além dos prazos para o início da campanha de vacinação no Brasil conduzida pelo PNI, que será dividida em quatro fases. Pazuello destacou que 15 milhões de doses da vacina de Oxford / AstraZeneca, das 100 milhões acordadas, começar a chegar em janeiro de 2021.

O ministro citou os acordos feitos pelo governo federal com o laboratório AstraZeneca (260 milhões de doses e insumos para fabricação) e a entrada no consórcio Covax Facility (42 milhões de doses): “O SUS já tem capacidade de 300 milhões de doses para 2021” , disse.

“É muito importante que se sigam todos os passos. Quando falamos de saúde, não podemos abrir mão de eficácia, segurança e responsabilidade. Quando nós colocarmos uma vacina, seremos nós os responsáveis ​​”, disse Pazuello.

Pazuello pediu a união dos governadores e garantiu que o Ministério da Saúde está empenhado também na aquisição de seringas, agulhas e no reforço da rede de frios das salas de imunização.

Garantiu que “todas as vacinas que manifestam sua eficácia e registros da maneira correta na Anvisa, se houver necessidade, vão ser adquiridas. O presidente Jair Bolsonaro já deixou isso de forma clara ”, disse.

Pazuello afirmou aos governadores que o Ministério da Saúde elaborou a logística de distribuição nacional das vacinas e que ela será apresentada em breve.

Siga as nossas Redes Sociais:

📱Facebbok => 📸Instagram <=> 🎙️SoundCloud <=> 📹Youtube <=>  💻Twitter <=> 📟Aplicativo Radio Web <=> Participe de nossos grupos no WhatsApp News 2 <==> News 3 <==> News 4Ouça a programa da Radio Web Guamaré News nos principais portais da internet que retransmite a programação => 📲Portal Radios Na Net <=> 📲Portal Radio Ao Vivo <=>📲Portal Radios Cast <=> 📲Portal CXRadio <=> 📲Portal As Melhores Rádios <=>📲Portal Rádios Na Net <=> 📲Portal RadioNet <=> 📲Portal OnlineRadioBox.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *