Covid-19: casos crescem 39% e óbitos têm redução de 82% no RN em 2022

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Mais casos confirmados, novas variantes, redução de mortes, queda nas internações e avanço da vacinação. Esse foi o cenário da covid-19 no Rio Grande do Norte em 2022. Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) e compilados pela Tribuna do Norte mostram que de janeiro a dezembro deste ano, o estado registrou redução de 82,3% nos óbitos e um crescimento de 39,3% no diagnóstico de novos casos frente ao mesmo período de 2021.

Em números absolutos, neste intervalo, as mortes despencaram de 4.668 para 823. Já os casos subiram de 246.661 para 343.605. Especialistas destacam vacinação e projetam 2023.

A médica infectologista Marise Reis diz que os dados refletem o impacto positivo da vacinação. “O surgimento de variantes foi um fenômeno que aconteceu internacionalmente e teve repercussão por aqui. No entanto, o fato de termos investido em vacinação da população trouxe esse impacto positivo que foi essa grande redução. Então assim, como é que se tem um aumento significativo no número de casos e isso não repercute nas mortes? Por causa da vacina. A gente tem uma proporção vacinada em um nível que nos assegura isso”, destaca a profissional.

O epidemiologista Ion de Andrade reforça que os resultados de 2022 no âmbito do combate à pandemia confirmam uma lógica científica. “É o que as vacinas previam antes mesmo delas serem aplicadas. Isso confirma o que foi antecipado pelos laboratórios produtores, que mostraram que as vacinas tinham um efeito sobre a gravidade e um efeito menor sobre a transmissibilidade. Então, o ocorrido no ano de 2022 com o aumento do número de casos e diminuição do número de óbitos tem a ver com o perfil previsto nos protocolos das vacinas”, complementa o médico e pesquisador.

O RN hoje está com a taxa de ocupação de leitos críticos em 59,6%, com 31 pacientes internados em leitos críticos e outros 27 em leitos de enfermaria. Ao todo, o Estado tem hoje 154 leitos instalados, sendo 66 críticos e 88 clínicos, de acordo com o Regula RN.

Tribuna do Norte

Copiadora_Miranda_Movel
JM_Variedades_Movel
Drogaria_Betesda_Movel
Ediuny_Oliveira_Live
HSHOT_500
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Radios_Online_Fixo
CX_Radios_Fixo
Pagode & Cia_Lateral
Drogaria Betesta
Anuncie Aqui
JM-VARIEDADES
MiniprecoFixo
OpticaEmporio
Show da Manha
Guedes-Motos
DN_Servicos_Fixo_2
Cartão
Almoçando com Musicas
Eduardo-Auto-Pecas
AlphaColor_Lateral
RadiosNet_Fixo
Radio_Box_Fixo
App
MercadinhoDeusProvera
Casa Durval Paiva_Fixo
Copiadora-Miranda_Banner_B