Consulta: População deve ser consultada sobre retomada do Aeroporto Augusto Severo

Foto Canindé Soares

Os problemas relacionados ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, como a distância para as principais áreas de Natal, a devolução do terminal pela Inframerica e a espera por uma relicitação, reacenderam um antigo debate no Rio Grande do Norte: a reativação do Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim.

O tema voltou a ser destaque após o deputado Michael Diniz (Solidariedade) propor a retomada do antigo terminal. Em audiência pública na Assembleia Legislativa, nessa segunda-feira (29), ele afirmou que vai buscar a realização de um plebiscito para ouvir a população potiguar.

“A proposta é reativar por meio da Aeronáutica em parceria com o Ministério da Defesa. Um estudo técnico feito pelo Ministério da Infraestrutura destacou o potencial do aeroporto que sempre deu lucro e é mais barato. Diante disso, vamos convocar o primeiro plebiscito da história do RN para reativação do Aeroporto Augusto Severo. A população do RN não foi consultada há 8 anos e agora paga por esse erro”, disse.

A TV Tropical antecipou a consulta pública e, em seu perfil oficial no YouTube, lançou uma enquete. “Você concorda com a retomada das atividades do aeroporto de Parnamirim?”, questionou. O resultado apontou que 88% dos que responderam se colocaram a favor da retomada do terminal. Os demais se posicionaram contra a volta do aeroporto para Parnamirim.

Além dos telespectadores e do deputado, a retomada tem o apoio de outras instituições. O presidente da CDL Parnamirim, Bira Marques, e o presidente do Instituto de Advogados Potiguares, Marcelo Torres, elogiaram a proposição de um plebiscito. “A ida do aeroporto para São Gonçalo teve efeito negativo, tanto é que foi devolvido. E se a sociedade clama, a gente só tem a perceber que a proposição é muito bem vinda”, disse Marcelo Torres. Para Bira Marques, “nada que foi prometido para o aeroporto de São Gonçalo aconteceu”.

O Aeroporto Internacional Augusto Severo foi desativado em 31 de maio de 2014. O último voo a decolar teve como destino a cidade de Maceió, em Alagoas. Em 2013, foi apontado por uma pesquisa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o terceiro melhor aeroporto do país.

Portal da Tropical

WebRadio_APP
Drogaria_Betesda_Movel
Copiadora_Miranda_Movel
Ediuny_Oliveira_Live
MiniprecoFixo
Anuncie Aqui
CX_Radios_Fixo
Radio_Box_Fixo
JM-VARIEDADES
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
MercadinhoDeusProvera
App
Eduardo-Auto-Pecas
Banner 87
Radios_Online_Fixo
HSHOT_500
Cartão
Guedes-Motos
RadiosNet_Fixo
OpticaEmporio
Drogaria Betesta
Copiadora-Miranda_Banner_B
DN_Servicos_Fixo_2