Concurso: Candidata é detida por suspeita de fraude em concurso da UERN; certame é mantido

Crédito da foto: reprodução/imagem ilustrativa

Uma candidata às vagas ofertadas pelo concurso público da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que soma 106 oportunidades imediatas para docentes e técnicos, foi flagrada tentando passar as questões da prova aplicada nesse domingo (21) por um aplicativo de mensagens. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), responsável pelo certame, a mulher confessou ter colaborado com uma quadrilha que pretendia fraudar o concurso. O certame segue com as próximas etapas normalmente.

Segundo a banca organizadora do concurso, além de ser desclassificada, a candidata foi encaminhada por policiais militares à delegacia de plantão. O Idecan assegurou que os fiscais perceberam o comportamento atípico da candidata e agiram antes que ela conseguisse enviar qualquer informação. Além dela, outros quatro candidatos foram desclassificados por burlar as regras do concurso – três tentando manter os celulares ligados e um tentando sair do local com o caderno de provas escondido.

Para os cargos de técnico de Audiovisual e Técnico Programador visual, ocorreu um incidente de troca de provas. O caso foi resolvido pelo Idecan, com acompanhamento da Comissão do Concurso, e os candidatos tiveram um tempo extra.

Apesar dos incidentes durante a prova, a presidente da Comissão Central do Concurso, a Profª Drª Isabel Amaral, que é a pró-reitora de Gestão de Pessoas, destaca que a Comissão acompanhou todo o processo do concurso. “Durante todo o dia percorremos os locais de prova, atestando os procedimentos, abertura dos lotes de provas e presenciamos também o sorteio do tema da prova discursiva. Tivemos algumas diligências. Seguiremos acompanhando o trabalho das próximas etapas”, ressalta Isabel Amaral.

Concurso

O concurso público da Uern atraiu candidatos de diferentes cidades do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros em 21 locais de prova em Mossoró nesse domingo (21). A etapa do concurso transcorreu nos dois turnos. Pela manhã fizeram provas os candidatos a vagas de técnicos de nível superior; já no período da tarde foram aplicadas as provas para cargos de técnico de nível médio, docentes, instrutores musicais, instrutores de Libras, tradutores de libras e advogados.

O sorteio do ponto do tema da prova discursiva – para docentes e instrutores musicais – ocorreu às 14h08, com a presença dos membros da comissão, coordenação do Idecan, de quatro candidatos e um representante da OAB. A Ata pode ser consultada nesta página e também foi publicado o vídeo do sorteio. Segundo o Idecan, os gabaritos oficiais devem ser publicados nesta segunda-feira, 22 de abril, na página da banca.

O número de candidatos ausentes foi de 35,9%, percentual considerado dentro dos padrões pelo Idecan. Ao todo, quase 19 mil pessoas realizaram a inscrição no concurso.

Tribuna do Norte

AnuncieAqui_Movel
Copiadora_Miranda_Movel
Drogaria_Betesda_Movel
Copiadora-Miranda_Banner_B
JM-VARIEDADES
Anuncie Aqui
Almoçando com Musicas
Show da Manha
CX_Radios_Fixo
Radios_Online_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
EliasRaioX
LBV_Lateral
App
RadiosNet_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
SindSerg_Lateral
Radio_Box_Fixo
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Sao_Joao_Monsenhor
Drogaria Betesta
MercadinhoDeusProvera
Pagode & Cia_Lateral
Eduardo-Auto-Pecas
Guedes-Motos
HSHOT_500