Uma mulher trans foi impedida de entrar no banheiro feminino de um shopping na Zona Sul de Natal na manhã desta terça-feira (20). Thabatta Pimenta, de 30 anos, relatou que foi barrada pelos seguranças do estabelecimento.
Segundo ela, os funcionários afirmaram que só a deixariam entrar após autorização do setor de supervisão do shopping.
A confusão na entrada do banheiro foi registrada em vídeos por pessoas que presenciaram o fato (veja vídeo acima). Nas imagens, é possível ver dois seguranças conversando com Thabatta e mais uma pessoa.
Em nota, o shopping Via Direta informou que está ciente da situação e que “os fatos estão sendo averiguados”. “Desde já salientamos que repudiamos toda forma de preconceito e discriminação”, completa a nota.
Thabatta Pimenta, que foi eleita vereadora de Carnaúba dos Dantas em 2020 e que é candidata a deputada federal neste ano, disse que o que ocorreu foi o “o maior absurdo” e que os seguranças chegaram a questionar sobre a carteira de identidade dela.
“Ainda fui questionada se o meu RG constava como mulher, ou seja, muitas violações”, relatou.
A mulher contou ainda que, além dela, outras mulheres trans que a acompanhavam foram barradas. Thabatta disse que tomará as medidas cabíveis para que o shopping seja responsabilizado.
“Não queremos que nenhuma outra pessoa trans seja violada desta forma, chega de discriminação”.
g1