Clima: Primavera começa com alerta de calor extremo em 11 estados e o DF

Crédiotos da Foto: Reprodução/TV TEM

A primavera começou às 3h50 deste sábado (23/9) com alerta de calor extremo em pelo menos 11 unidades da Federação, além do Distrito Federal. A primavera termina em 22 de dezembro, à 0h27 no horário de Brasília. Ela é marcada por um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do país.

Nessa sexta-feira (22/9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta vermelho para onda de calor a 11 estados, além do Distrito Federal.

Até a última quarta-feira (20/9), o alerta vermelho incluía nove estados. Agora, também devem ficar em alerta de perigo o Distrito Federal, a Bahia e o Maranhão. Além disso, o Inmet estendeu o alerta até a próxima terça-feira (26/9).

Entre as capitais, o recorde de altas temperaturas deve ficar com Cuiabá, capital do Mato Grosso, com termômetros chegando a marcar 42ºC; Rio de Janeiro vem na sequência, com máxima de até 41ºC; e Palmas (TO), com previsão de bater até 40ºC.

O alerta vermelho indica grande perigo ocasionado pelo aumento das temperaturas. Dessa forma, os termômetros podem registrar 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.

Confira a lista de unidades da Federação em alerta vermelho:

  • Bahia;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Mato Grosso;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraná;
  • Rio de Janeiro;
  • Tocantins;
  • São Paulo.

Segundo o Inmet, o alerta vermelho aponta para um forte risco de acidentes e danos à saúde humana devido às altas temperaturas.

A onda de calor intenso é ocasionada pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica, fenômeno que inibe o desenvolvimento de nebulosidade e aumenta a temperatura da massa de ar.

O alerta do Inmet ocorre enquanto o centro-sul do país vive intensa onda de calor que marca o fim do inverno e início da primavera, que começa neste sábado (23/9). A elevação das temperaturas acontece devido ao fenômeno El Niño e ao aquecimento global, causado pelo aumento da emissão de gases de efeito estufa.

Fonte: Metrópoles

Almoçando com Musicas_Movel
AnuncieAqui_Movel
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Drogaria_Ana_Luiza_Lat
Radio_Box_Fixo
MiniprecoFixo
DN_Servicos_Fixo_2
MercadinhoDeusProvera
SindSerg_Lateral
Drogaria Betesta
Copiadora-Miranda_Banner_B
Casa Durval Paiva_Fixo
Anuncie Aqui
EliasRaioX
HSHOT_500
Eduardo-Auto-Pecas
CX_Radios_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
Show da Manha
Almoçando com Musicas
App
Guedes-Motos
Radios_Online_Fixo
JM-VARIEDADES
RadiosNet_Fixo
Pagode & Cia_Lateral
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
LBV_Lateral