Clima: Onda de calor pode fazer temperatura bater novos recordes no Brasil

Foto: Reprodução/TV TEM

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a chegada de uma onda de calor em praticamente todo o Brasil ao longo desta semana. O Centro-Oeste é a região que deve ser mais afetada.

O aviso meteorológico especial de nível laranja, que indica perigo, foi emitido na segunda-feira (18), sendo válido até sexta-feira (22).

“Situação perigosa”

Na classificação, o alerta significa “situação meteorológica perigosa” e é emitido quando as temperaturas ficam acima da média histórica (climatologia) para a região por períodos de três a cinco dias consecutivos.

Na última semana do inverno, uma onda excepcional de calor vai se alastrar por inúmeros estados no Brasil. Segundo previsão do Inmet, os termômetros devem se aproximar dos 40ºC e, em algumas regiões, é possível que a temperatura chegue até os 45ºC.

Por que está tão quente?

As ondas de calor são provocadas quando um sistema de alta pressão atmosférica se instala em uma determinada região e impede a circulação de uma massa de ar quente, que fica ali, parada.

Quase 45ºC

A temperatura mais alta registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, superando o recorde também oficial de Bom Jesus, no Piauí, de 2005, de 44,7°C.

A onda de calor extremo desta semana deve trazer novos recordes, segundo meteorologistas do MetSul.

CNN Brasil

Drogaria_Betesda_Movel
GuedesMotos
Eduardo_Auto_Pecas_Movel
EliasRaioX
Radio_Box_Fixo
Pagode & Cia_Lateral
Anuncie Aqui
CX_Radios_Fixo
Copiadora-Miranda_Banner_B
Casa Durval Paiva_Fixo
Almoçando com Musicas
Radios_Online_Fixo
Show da Manha
App
JM-VARIEDADES
Guedes-Motos
SindSerg_Lateral
HSHOT_500
Ediuny_Oliveira_Live
RadiosNet_Fixo
Drogaria Betesta
Eduardo-Auto-Pecas
LBV_Lateral
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
MercadinhoDeusProvera