Cidades: Força Nacional do SUS chega ao RN para atender população em áreas isoladas por enchentes em Ipanguaçu

Créditos da foto: ASSECOM

Uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (17) para atuar durante pelo menos 10 dias no suporte à população de áreas isoladas por causa das enchentes em Ipanguaçu, na região Oeste do estado.

O município decretou estado de calamidade no início de abril, após os transbordamentos de açudes da região deixarem várias comunidades ilhadas.

O grupo é formado por oito profissionais, entre enfermeiros e médicos. De acordo com o superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Jalmir Simões, o município fez um relatório sobre a situação da famílias que estão em áreas isoladas ou abrigadas em escolas da cidade.

A partir do relatório, o estado solicitou a presença dos técnicos do Ministério da Saúde para visitarem as áreas afetadas. A visita técnica ocorreu há cerca de quatro dias, junto com equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, e secretarias de saúde pública do estado e município. Entre os problemas identificados, estava o aumento dos casos de doenças, principalmente viroses.

Créditos da Foto: Amanda Melo

“Diante dessa situação, os técnicos do Ministério da Saúde vieram fazer o reconhecimento e entenderam a necessidade de enviar esse apoio da Força Nacional do SUS. A equipe é capacitada para esse tipo de situação”, afirmou o superintendente.

Na manhã desta quarta (17), a equipe da Força Nacional participou de uma reunião na Secretaria de Saúde Pública do RN, em Natal. Da capital, o grupo segue para Ipanguaçu, onde deve se reunir com as equipes locais para definir um plano de ação.

A equipe vai oferecer assistência de saúde às famílias, realizar vacinação, entre outros tipos de atendimentos. “Eles trazem também um kit calamidade, composto por medicamentos e insumos”, afirmou Jalmir.

Segundo a Prefeitura de Ipanguaçu, o município ainda segue com três bairros alagados e 16 comunidades rurais isoladas. No entanto, a lâmina de sangria do açude local reduziu de 38 centímetros, registrados na semana passada, para 14 centímetros.

Créditos da Foto: Amanda Melo

Força Nacional do SUS

De acordo com o Ministério da Saúde, a Força Nacional do SUS foi criada em novembro de 2011 e é voltada à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta local.

Ainda segundo o governo federal, a Força Nacional da Saúde já atuou em mais de 50 missões de apoio a situações de desastres naturais e no apoio à gestão de grandes eventos.

Em 2023, por exemplo, a Força Nacional atuou no atendimento à população do povo Yanomami, em Roraima, que enfrentava casos de desnutrição e malária.

📋 Portal G1

Pagode_&_Compania_Entre
Mercadinho Deus Proverá
RadioNet_APP
JM-VARIEDADES
Casa Durval Paiva_Fixo
Show da Manha
Pagode & Cia_Lateral
LBV_Lateral
Ediuny_Oliveira_Live
App
Guedes-Motos
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Sao_Joao_Monsenhor
Drogaria Betesta
CX_Radios_Fixo
RadiosNet_Fixo
Radio_Box_Fixo
SindSerg_Lateral
Radios_Online_Fixo
HSHOT_500
EliasRaioX
MercadinhoDeusProvera
Almoçando com Musicas
Copiadora-Miranda_Banner_B
Anuncie Aqui
Eduardo-Auto-Pecas