Cidades: CNT realiza estudo de viabilidade para segundo terminal portuário em Natal

Navio voltado ao transporte de passageiros atracado no Porto de Natal; estudo sobre novo porto será realizado – Foto: José Aldenir/ Agora RN

Localização privilegiada na esquina da América do Sul, um dos pontos mais próximos dos continentes africano e europeu. Estes elementos geográficos dão ao Rio Grande do Norte um potencial gigantesco em termos de logística. Algumas questões, entretanto, inviabilizam a chegada ao Porto de Natal, já que as embarcações precisam passar por debaixo da ponte Newton Navarro para atracar no terminal da capital potiguar. Foi o caso da empresa francesa CMA-CGM, que com a compra de navios maiores, não vai mais operar no porto natalense, já que as novas embarcações não conseguirão operar no terminal.

Segundo a Companhia das Docas do Rio Grande do Norte (Codern), a saída da operação da francesa CMA-CGM no Porto de Natal causará queda equivalente a 13% no faturamento planejado para 2023. Mas esta situação pode ser contornada nos próximos anos. Isso porque a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) contratou uma empresa para realizar um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), do chamado Porto Potengi, que ficaria na margem oposta ao atual porto de Natal. “Nós contratamos uma empresa que vai fazer o estudo sobre a ideia do Novo Porto de Natal, do outro lado do Rio. Uma empresa vai fazer o estudo de viabilidade econômica do porto. Daí em diante, teria um processo natural. O primeiro passo é saber a viabilidade econômica que o porto teria. O projeto é do outro lado do Porto Atual”, disse Eudo Laranjeiras, vice-presidente de Transporte Rodoviário de Passageiros da CNT, à reportagem.

De acordo com Laranjeiras, existe um projeto robusto, com a entrada ocorrendo pela Zona Norte e também com aproveitamento de modal ferroviário para São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. “Já foi feito um projeto que não é só o porto, é o porto com a entrada pela Zona Norte, com uma ligação ferroviária para São Gonçalo. É um projeto amplo. A CNT entrou para que a gente faça esse estudo de viabilidade econômica, primeiro, para ver se realmente existe na nossa economia a capacidade de um porto maior, para vir a quantidade de mercadorias que a gente compra e vende através do porto. Isso é o estudo de viabilidade econômica”, afirmou.

Leia mais
AnuncieAqui_Movel
Drogaria_Betesda_Movel
SindSerg_Materias
SindSerg_Lateral
CX_Radios_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
Guedes-Motos
Anuncie Aqui
HSHOT_500
MercadinhoDeusProvera
OpticaEmporio
Ediuny_Oliveira_Live
DN_Servicos_Fixo_2
AlphaColor_Lateral
Radios_Online_Fixo
LBV_Lateral
App
JM-VARIEDADES
MiniprecoFixo
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Show da Manha
Radio_Box_Fixo
Pagode & Cia_Lateral
Almoçando com Musicas
Copiadora-Miranda_Banner_B
Drogaria Betesta
RadiosNet_Fixo
Eduardo-Auto-Pecas