Casa lotada: Com 879 cargos de confiança e 103 servidores, Câmara de Vereadores do Recife é alvo de ação por ‘excessividade’ de comissionados

Foto reprodução

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entrou com uma ação civil pública contra a Câmara de Vereadores do Recife, por causa de “excessividade” de funcionários comissionados no Legislativo municipal. Ao todo, há 879 pessoas contratadas em cargos de confiança, enquanto os servidores efetivos da casa somam 103.

A ação foi ajuizada pela 15ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania do Recife, com atuação na Defesa do Patrimônio Público. O pedido é para que a Câmara mantenha a proporção de 50% de cargos comissionados e 50% de cargos efetivos, que são aqueles contratados por meio de concurso público.

A proporção pedida pelo MPPE é nos moldes determinados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Caso a ação seja acatada, a Câmara Municipal terá seis meses, contando da data da determinação, para fazer os ajustes necessários.

Com a quantidade de cargos atual, o número de comissionados é de 89,5% do total de funcionários do Legislativo. A tentativa do MPPE é de “tornar efetivos os princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade, eficiência e obrigatoriedade de deflagração de concurso público” preconizados pela Constituição.

Para o MPPE, a quantidade excessiva de comissionados burla o princípio da exigibilidade de concursos públicos para cargos públicos e viola a essência e natureza do cargo comissionado, “tendo em vista que os cargos, em vez de destinarem-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento, apresentam atribuições de natureza burocrática, técnica ou operacional, típicas de cargos efetivos”.

A ação civil foi ajuizada depois de uma “tentativa frustrada” de assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que não foi firmado pelo presidente da Câmara. Essa tentativa ocorreu em 2018, após uma Auditoria Especial do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

g1

 

Optica_Emporio
Alan_Publicidade
Copiadora_Miranda_Movel
Radio_Box_Fixo
Cartão
Ediuny_Oliveira_Live
Banner 87
RadiosNet_Fixo
CX_Radios_Fixo
Drogaria Betesta
App
Copiadora-Miranda_Banner_B
MiniprecoFixo
Guedes-Motos
OpticaEmporio
DN_Servicos_Fixo_2
JM-VARIEDADES
Eduardo-Auto-Pecas
Radios_Online_Fixo
Anuncie Aqui
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
HSHOT_500
MercadinhoDeusProvera