Brasil: Rio do Sul registra segunda maior enchente da história com rio em 13 metros

Rua Wenceslau Borini ficou alagada na cidade (Créditos da Foto: Rafael Constante, PMRS)

O pico do rio atingiu 13,04 metros à 0h40 deste sábado (18) em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, o que torna esta a segunda maior enchente na história da cidade, segundo dados da Defesa Civil. A atual cheia só foi superada pela registrada em 1983, com rio em 13,58 metros.

O rio começa a baixar lentamente, mas a Defesa Civil mantém o alerta de chuva para este sábado, com volumes que podem variar de 20 a 30 milímetros no município. O volume de precipitação superou 180 milímetros em 48 horas. A cota de inundação permanece em 13,5 metros e a cota de atenção em 14 metros.

A Defesa Civil de Rio do Sul registrou ao menos 56 ocorrências no município, causadas pela chuva entre quinta e sexta-feira. O município teve em torno de 40 deslizamentos de terra, além de quatro quedas de árvores, duas quedas de muros, quatro notificações por rachaduras em paredes e enxurradas.

Cinco casas foram interditadas pela Defesa Civil nesta sexta-feira (17), sendo três no Boa Vista e duas no Laranjeiras. A rua Humaitá, também no Boa Vista, está fechada para a passagem de veículos por apresentar fissuras.

Outra rua que está interditada é a Evaldo Volkman, no bairro Taboão. A estrada, que é uma via do interior da Serra Taboão, teve movimentação e há risco de queda de árvores. Os motoristas não podem passar pelo local até nova avaliação da Defesa Civil.

Permanece o aviso para a comunidade ficar atenta a deslizamentos de terra, rachaduras em paredes, muros, barrancos ou árvores e postes tortos. Todo caso deve ser informado pelo morador à Defesa Civil para atendimento pelo 199 e ficar em área segura.

Doações em Rio do Sul

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Rio do Sul precisa da doação de colchões e cobertores, para que possam ser entregues para pessoas que estão chegando nos 21 abrigos abertos na cidade e estão sem materiais.

Quem puder ajudar com a doação, pode informar pelo telefone 199 na Defesa Civil, que as equipes poderão buscar em domicílio.

Veja fotos da enchente em Rio do Sul

Créditos da foto: Adriano da Nahaia/NSC/TV
Créditos da foto: Adriano da Nahaia/NSC/TV
Créditos da foto: Adriano da Nahaia/NSC/TV
Créditos da foto: Adriano da Nahaia/NSC/TV
Créditos da foto: Adriano da Nahaia/NSC/TV

Confira no vídeo o inicio da enchete:

NSCTOTAL

Ediuny_Oliveira_Movel
AnuncieAqui_Movel
Pagode_&_Compania_Entre
Copiadora-Miranda_Banner_B
Drogaria_Ana_Luiza_Lat
Carnaval_Guamare_2024_Sabado
Drogaria Betesta
Guedes-Motos
RadiosNet_Fixo
App
Eduardo-Auto-Pecas
EscolaMonsenhor
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Show da Manha
Carnaval_Guamare_2024_Terca
Radio_Box_Fixo
Radios_Online_Fixo
Ediuny_Oliveira_Live
Festa_Galinhos
EliasRaioX
CX_Radios_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
HSHOT_500
MercadinhoDeusProvera
Pagode & Cia_Lateral
JM-VARIEDADES
Anuncie Aqui
Carnaval_Guamare_2024_Segunda