Brasil: Fila do Bolsa Família volta sob governo Lula e deixa 438 mil famílias à espera do benefício

📸 Roberta Aline (MDS)

Quase três meses após o relançamento do Bolsa Família, vitrine social das gestões petistas, o programa voltou a registrar fila de espera. Em maio, 438 mil famílias tiveram o cadastro aprovado pelo governo, mas não receberam o benefício.

O retrato contraria uma expectativa do próprio governo de manter a fila zerada até dezembro, após o Congresso Nacional aprovar uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que injetou R$ 70 bilhões no programa social para este ano, além dos R$ 105 bilhões já previstos inicialmente no Orçamento.

Em março, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou a nova fase do programa, a fila chegou a zero. O anúncio foi feito em uma cerimônia grandiosa no Palácio do Planalto, com a presença de ministros, representantes da sociedade civil e famílias beneficiárias.

O petista encontrou, em janeiro, um passivo de 498 mil famílias que estavam na lista de espera do Auxílio Brasil —marca lançada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que antecedeu o novo Bolsa Família.

Com os recursos adicionais autorizados pelo Congresso, todas essas pessoas foram incluídas no programa. Mas a fila voltou a crescer pouco tempo depois.

👇

Leia mais
WebRadio_APP
Eduardo_Auto_Pecas_Movel
GuedesMotos
RadiosNet_Fixo
Guedes-Motos
Radio_Box_Fixo
MiniprecoFixo
MercadinhoDeusProvera
Anuncie Aqui
DN_Servicos_Fixo_2
Almoçando com Musicas
Ediuny_Oliveira_Live
EliasRaioX
CX_Radios_Fixo
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Copiadora-Miranda_Banner_B
Pagode & Cia_Lateral
SindSerg_Lateral
Drogaria_Ana_Luiza_Lat
Radios_Online_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
HSHOT_500
JM-VARIEDADES
App
Show da Manha
Drogaria Betesta
LBV_Lateral
Eduardo-Auto-Pecas