Guamare News

Artigo: Destino da “Refinaria Clara Camarão de Guamaré” ainda é um mistério

Por Cassiano Arruda Câmara

Quando o Brasil se achava rico, nos idos de 2010, e havia resolvido instalar super-refinarias (duas no Nordeste), o RN ficou fora e foi compensado com uma placa. Em vez de Polo Industrial de Guamaré, colocou-se “Refinaria Clara Camarão”, inaugurada em 2009, com capacidade de refino de 30 mil barris (as refinarias anunciadas tinham capacidade de 500 mil barris), e foram anunciados novos investimentos de U$ 1.8 bilhão, na Clara Camarão.

Quando o Brasil caiu na real e entendeu que a Petrobras era uma empresa com maior endividamento no mundo, se falou pela primeira vez, em 2019, em vender a Clara Camarão, no meio de 26 campos terrestre de petróleo e de águas rasas. Os campos foram vendidos, mas a Clara Camarão ficou de fora, como estava agora quando a Petrobras anunciou a venda de todas as suas refinarias. O Senador Jean Paul Prates (PT-RN), que preside uma comissão especifica no senado, provocou o assunto, mesmo a Clara Camarão não estando na lista anunciada de refinarias a venda.

Desde que começou a falar nessa venda, o RN teve um único ganho, uma nova palavra no seu universo vocabular: monopsônio uma forma de mercado com apenas “um comprador para atender a todos fornecedores”.

Siga as nossas Redes Sociais:

📱Facebook => 📸Instagram <=> 🎙️SoundCloud <=> 📹Youtube <=>  💻Twitter <=> 📟Aplicativo Radio Web <=> Participe de nossos grupos no WhatsApp News 2 <==> News 3 <==> News 4Ouça a programa da Radio Web Guamaré News nos principais portais da internet que retransmite a programação => 📲Portal Radios Na Net <=> 📲Portal Radio Ao Vivo <=>📲Portal Radios Cast <=> 📲Portal CXRadio <=> 📲Portal As Melhores Rádios <=>📲Portal Rádios Na Net <=> 📲Portal RadioNet <=> 📲Portal OnlineRadioBox.

Comente!!! Participe de nosso blog!!!