Guamare News

Artigo: 10 tendências de tecnologia da saúde para 2021

Foto reprodução Pixabay

A pandemia do coronavírus se tornou um transtorno incomum em todos os aspectos da indústria de médica, em um curto espaço de tempo. Apesar da tecnologia de saúde ter avançado de forma mais lenta anteriormente, o seu desenvolvimento precisou dar um salto urgente para controlar a Covid-19.

Avanços tecnológicos significativos são essenciais para resolver a crise e estão moldando o mundo para um futuro melhor, principalmente na medicina. Recursos como realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR), inteligência artificial, robótica, impressão 3D e nanotecnologia, por exemplo, estão reformulando as operações das empresas de saúde. Este período de pandemia tem sido desafiador para o setor de saúde, pois concentra uma quantidade de funções e obrigações sem precedentes.

Para 2021, a situação ainda é incerta em relação à pandemia, porém, os avanços tecnológicos devem continuar crescendo parar para facilitar os processos médicos e promover um melhor desfecho para o saturado setor da saúde.

Veja então 10 inovações que terão um impacto impressionante em 2021

1.  Telemedicina

A telemedicina, maneira pela qual os médicos atendem virtualmente seus pacientes substituindo consultas presenciais em clínicas médicas, expandiu-se colossalmente durante a pandemia, à medida que as pessoas ao redor do mundo restringiram as experiências físicas. Esta prática demonstrou que as consultas remotas são possíveis, mais fáceis e frequentemente preferíveis. Alguns especialistas afirmam que este é apenas o começo e que, em breve, a telemedicina ganhará proporções muito maiores.

2.  Realidade virtual (VR)

As tecnologias VR são úteis para os pacientes no controle da dor. Um profissional de medicina pode utilizar recursos de realidade virtual para aliviar o desconforto dos pacientes, por exemplo, transportando-os para um local de férias imaginário. As expectativas de inovação da VR serão ainda mais consistentemente produtivas nos próximos anos.

3.  Internet das Coisas Médicas (IoMT)

Diferentes dispositivos e aplicativos móveis têm desempenhado um papel importante no rastreamento e prevenção de doenças persistentes para alguns pacientes e médicos. Ao consolidar o desenvolvimento da Internet das Coisas com inovações em telemedicina e telessaúde, surgiu um novo segmento para a IoT, a Internet das Coisas Médicas (IoMT). Este conceito incorpora a utilização de vários ‘wearables’ (dispositivos vestíveis), incluindo monitores de ECG (eletrocardiograma). Inúmeras outras estimativas médicas também podem ser feitas com recursos da IoMT, como por exemplo, monitorar a temperatura corporal, o nível de glicose, a leitura do pulso e a quantidade de oxigênio no sangue.

4.  Saúde móvel

Avanços rápidos no espaço de aplicativos de saúde também ocorrerão em 2021. A Apple lançou suas estruturas de programação de código aberto, como Carekit e Researchkit, que são plataformas incríveis para desenvolvedores criarem aplicativos médicos, permitindo que as pessoas gerenciem suas condições de saúde, bem como as instituições avancem nas suas pesquisas médicas com melhores resultados em diagnóstico precoce de doenças e sua terapia.

5.  Sensores vestíveis de saúde

Os dispositivos vestíveis ajudam as pessoas a rastrear seus problemas de saúde e podem sugerir medidas fundamentais sempre que necessário. Os wearables estão registrando desde os batimentos cardíacos até a pressão sanguínea e a ansiedade dos pacientes. O controle do estresse e o monitoramento do sono são condições os indivíduos estão buscando persistentemente nestes tempos agitados.

6.  Blockchain

A tecnologia blockchain é um padrão que vai melhorar muito o setor de saúde em 2021, bem como nos próximos anos. A segurança de dados é um requisito importantíssimo para a premissa de confiança entre fornecedores de serviços médicos e suas transações com pacientes. À medida que a tecnologia de saúde continua em curva ascendente, a capacidade de transporte, segurança e acessibilidade são objetivos totalmente desejados que o blockchain pode ajudar a complementar, juntamente com diferentes padrões da IoMT e a computação em nuvem.

7.  Computação em Nuvem

A coleta de dados de pacientes e a manutenção de registros médicos são uma parte indispensável dos serviços de saúde e, na verdade, o gerenciamento desses dados tem sido um desafio. A computação em nuvem na área de saúde se tornou a escolha certa para o gerenciamento de registros médicos eletrônicos.

8.  Nanotecnologia

O futuro da indústria de saúde é a nanotecnologia. O avanço dessa ciência, que estuda a manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, ajudará a agilizar os tratamentos médicos. Já existe, por exemplo, pílulas ‘inteligentes’ com nano-sensores utilizadas para estudar parte internas do corpo e ajuda a tratar melhor os pacientes. Nos próximos anos, a nanotecnologia funcionará como sistema de entrega de medicamentos, especialmente no tratamento do câncer.

9.  Impressão 3D

O futuro dos serviços médicos é observado de forma abrangente com a tecnologia de protótipos 3D, desde a impressão de próteses, tecido corporal até apêndices artificiais, veias e muito mais. Um exemplo é a criação de pele artificial com plaquetas que ajudam a suplantar queimaduras e outros problemas relacionados à pele. Além disso, medicamentos de impressão 3D têm sido usados ​​desde 2015 e são endossados ​​pelo FDA (Food and Drug Administration), a agência de saúde norte-americana.

10.  Big Data

A combinação de computação inovadora, tecnologias avançadas de banco de dados e software analítico fez com que o big data (conjunto de informações interpretadas em curto espaço de tempo) encontrasse sua aplicação verdadeiramente necessária no campo da saúde. Uma enorme quantidade de informações de saúde está sendo gerada tanto em nível organizacional quanto individual, desde diagnósticos médicos, dados de imagem e medicamentos, até a observação de informações sobre condicionamento físico.

Siga as nossas Redes Sociais:

📱Facebook => 📸Instagram <=> 🎙️SoundCloud <=> 📹Youtube <=>  💻Twitter <=> 📟Aplicativo Radio Web <=> Ouça a programa da Radio Web Guamaré News nos principais portais da internet que retransmite a programação => 📲Portal Radios Na Net <=> 📲Portal Radio Ao Vivo <=>📲Portal Radios Cast <=> 📲Portal CXRadio <=> 📲Portal As Melhores Rádios <=>📲Portal Rádios Na Net <=> 📲Portal RadioNet <=> 📲Portal OnlineRadioBox.

Comente!!! Participe de nosso blog!!!