Guamare News

Agenda: Prefeito de Guamaré participa do VI encontro do Programa Água Doce com gestão integrada dos sistemas de abastecimento

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – Semarh, e em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), realizou na ultima quinta-feira (27), o VI Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD). O evento aconteceu na Escola de Governo e contou com a presença do coordenador de dessalinização de águas do MDR, Alexandre Saia, secretário de estado do meio ambiente e dos recursos hídricos, João Maria Cavalcanti, gestores municipais da Saúde, Educação e Agricultura, consultores do programa nas esferas nacional e estadual, além de representantes das diversas comunidades atendidas.

Com o tema “O Papel dos Estados, Municípios e Comunidades na Gestão Compartilhada dos Sistemas de Dessalinização com Foco na Saúde e Educação”, as discussões trataram da função de cada ator na gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização.

Na abertura do encontro, a governadora Fátima Bezerra destacou o PAD como um dos programas mais importantes da administração “por que garante um direito universal, o direito à água, a quem mais precisa e nas comunidades mais distantes”.

A governadora informou que está solicitando ao MDR recursos no montante de R$ 30 milhões para a implantação de mais 150 sistemas de abastecimento dentro do PAD. “Falei com o ministro Canuto e mostrei a necessidade do nosso estado e do nosso povo.  Água é direito humano imprescindível e não há desenvolvimento econômico e social sem acesso à água de qualidade”, declarou Fátima Bezerra.

O coordenador de dessalinização de águas do MDR, Alexandre Saia, disse que o governo do RN desenvolve o PAD com muita responsabilidade e dá total apoio à implantação dos sistemas que beneficiam as comunidades mais carentes proporcionando disponibilidade de água e segurança hídrica.

O Secretário João Maria ressalta que a Semarh, por meio da coordenadoria de hidrogeologia, vai aplicar a metodologia de gestão sustentável do PAD na manutenção dos dessalinizadores de responsabilidade do Governo Estadual. “Em paralelo às grandes obras hídricas, essas tecnologias garantem mais infraestrutura aos municípios do semiárido” disse.

“Hoje, temos água de qualidade, temos saúde. Aquela realidade de mortalidade infantil que amedrontava toda a comunidade está no passado. E esse é apenas um dos muitos impactos positivos causados pela instalação e bom funcionamento do dessalinizador. Agora, com o resíduo desse sistema (água salina), criamos os peixes (Tilápia) que alimentam as nossas famílias, e em breve, o aproveitaremos para a irrigação da Palma Forrageira, com intuito de suprir a alimentação de ovinos e caprinos da região, fechando, assim, o sistema de produção ambientalmente sustentável”, explicou Eva Toscano, operadora do sistema dessalinizador do Assentamento de Caatinga Grande.

O encontro foi finalizado, no início da noite com o curso de capacitação dos operadores, realizado pelos técnicos do MDR. Durante a tarde também foram formadas mesas redondas e grupos de trabalho para discutir as experiências das comunidades e dos representantes do poder público municipal na gestão das tecnologias implantadas. “O saldo foi muito positivo, a gente viu que a política pública do “Água Doce” está consolidada nas localidades atendidas e os benefícios são inúmeros, principalmente pra saúde, relatados pela própria população” comemora Dilma Lucas, coordenadora estadual.

O prefeito de Guamaré Adriano Diógenes, disse que o objetivo do encontro foi discutir os resultados obtidos pelo Programa Água Doces (PAD), e as possibilidades de expansão para os demais municípios do Rio Grande do Norte, incluindo o município de Guamaré que já foi inserido.  no programa. “O Programa Água Doce irá melhorar a qualidade de vida de muitas famílias da cidade e da zona rural do município”, finalizou

Programa Água Doce no RN

O convênio entre o Governo do RN e MDR é de R$ 24 milhões com o objetivo de estabelecer o acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, por meio da implantação/recuperação de sistemas de dessalinização em comunidades difusas  de municípios do semiárido com baixo Índice de Condição de Acesso à Água (ICAA).

Ao todo serão implantados 103 dessalinizadores, beneficiando mais de 30 mil pessoas. Desse total, 68 obras já foram entregues e atualmente, 11 estão em andamento nos municípios Pureza, Macau, João Câmara, Pedro Avelino, Pendências, Governador Dix-Sept-Rosado, Janduís, São Miguel do Gostoso e Parazinho.

Siga as nossas redes sociais=> Fan Page<= / =>Fan groups<= / =>Twitter<= / =>Blog Instagram<= / =>Web Radio Instagram<= / =>Web Radio<= =>SoundCloud <==>Nosso canal do Youtube <==> Participe de nossos grupos no WhatsApp News 2 <==> News 3 <==> News 4, baixe o aplicativo da Web Radio na Play Store versão 3.1, ou ouça nossa radio nos principais portais da internet que retransmite a programação Portal Web Radio Gmr NewsPortal RadiosNetPortal RadiosCastPortal CXRadioPortal As Melhores RádiosPortal Rádios Na Net, Portal Online Radio.

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.radiosapp5.webradiogmrnews

Comente!!! Participe de nosso blog!!!