
O Dia Mundial da Limpeza vai acontecer neste sábado (17) com ações voluntárias no recolhimento de lixo da cidade de Natal e das praias da capital e do litoral do estado, além de campanhas de conscientização. A Marinha também vai atuar na limpeza de rios e lagoas.
A capital potiguar contará com uma ação voluntária que reunirá mais de 1 mil pessoas para limpar toda a orla da cidade. A concentração está marcada para às 8h30, na Praia da Redinha.
Até às 12h, os voluntários atuarão nos seguintes pontos: Iate Clube – Regata Marinha, Praia do Forte, Praia de Miami/Areia Preta, Hospital Universitário Onofre Lopes e Mãe Luiza.
Já a partir das 14h, a iniciativa acontecerá em outros diferentes locais: Iate Clube – Gamboa do Jaguaribe, Praia do Meio, Ponta Negra I, Vale das Cascatas (início Via Costeira) e Ponta Negra II, encerrando às 17h30.
O evento também poderá acontecer em outras partes da orla, respeitando a tábua de maré.
“Essas praias são os principais alvos dessa ação, mas ela se estende por toda a cidade, aonde quer que esteja qualquer voluntário. Motivaremos toda população a participar aonde ela quiser atuar, porém cada um deve se preparar com equipamentos e materiais necessários para a coleta de lixo, como também escolher o local e destinar o lixo coletado em pontos oficiais da Urbana, para que esse lixo não tenha um destino inadequado”, explica a líder estadual do Dia Mundial da Limpeza, Nayara Azevedo.
O Dia Mundial da Limpeza em Natal conta com participações de ONG’s, associações, estudantes, professores, empresários, profissionais liberais, entre outros setores da sociedade, com o objetivo de conscientização ambiental.
“Essa ação é apenas o início de um trabalho que não tem data para terminar. A nossa meta é tornar Natal a capital mais limpa do país, vamos mobilizar todos os habitantes incansavelmente, até que cada um se conscientize da importância que é manter o meio ambiente limpo, tanto para a natureza como para todos os seres vivos. E que preservar e não sujar seja um hábito de cada cidadão”, frisa Nayara.
g1