2ª vida: Primeiro transplante de coração no ano de 2023 no RN é realizado após doações em Mossoró

Foto divulgação

O primeiro transplante de coração deste ano foi realizado nesta quinta-feira (19), fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Central de Transplantes do RN, que capta os órgãos e organiza as ações, e o Hospital Rio Grande, única unidade credenciada pelo Ministério da Saúde para fazer esse procedimento no estado.

O coração foi captado na manhã desta quinta-feira no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró. A equipe da unidade também captou rins, fígados e córneas, graças a duas doações.

Quatro pessoas do RN, que necessitavam de hemodiálise, irão receber os rins e poderão ter mais qualidade de vida. Outras quatro pessoas do estado irão receber as córneas, voltando a enxergar. Já os fígados serão destinados a Brasília e Pernambuco, transportados com a devida segurança por parte da Força Aérea Brasileira (FAB).

“Quero agradecer às famílias que autorizaram as doações, bem como a toda a equipe da UTI do HRTM, que vestiu a camisa da doação e faz esse bonito trabalho. É muito importante o papel da família, que transforma esse momento de dor em um gesto de amor fraterno. No RN cerca de 1.300 pessoas aguardam algum tipo de transplante de órgão, o que só é possível a partir da solidariedade das famílias que autorizam a doação”, afirmou Rogéria Medeiros, coordenadora da Central de Transplante da Sesap.

No Rio Grande do Norte, existem dois pacientes em lista de espera por coração, 541 para córneas, 309 para rins e 20 para medula óssea.

Mossoró Hoje

Ediuny_Oliveira_Movel
WebRadio_Site_Movel
DN_Service_Movel
DN_Servicos_Fixo_2
Pizzaria_Hamburgueria_AguasMare
Radio_Box_Fixo
Casa Durval Paiva_Fixo
RadiosNet_Fixo
Radios_Online_Fixo
Cartão
JM-VARIEDADES
Guedes-Motos
Anuncie Aqui
Copiadora-Miranda_Banner_B
AlphaColor_Lateral
CX_Radios_Fixo
MiniprecoFixo
Drogaria Betesta
App
Almoçando com Musicas
OpticaEmporio
HSHOT_500
Ediuny_Oliveira_Live
Show da Manha
MercadinhoDeusProvera
Eduardo-Auto-Pecas
Pagode & Cia_Lateral