Guamare News

Potiguar: Com novo regulamento, Campeonato Potiguar começa nesta quarta (09)

Mariana Fraga – A temporada dos estaduais começa já nesta quarta-feira (9) e para você não perder nenhum detalhe, a Agência do Rádio Mais preparou um especial dos principais campeonatos regionais pelo país. Hoje vamos falar sobre o Campeonato Potiguar, que chega à 96ª edição em 2019.

Na competição que abre a temporada do futebol no Rio Grande do Norte, oito equipes disputam o estadual. Além dos rivais ABC e América de Natal, os outros participantes são Santa Cruz de Natal, Potiguar, Palmeira, Globo, Força e Luz e ASSU.

O ABC, maior campeão estadual do país com 55 títulos, busca o tetracampeonato consecutivo neste ano. O América de Natal, entretanto, quer acabar com a hegemonia de seu principal concorrente. O Alvinegro Potiguar, de 103 anos, é detentor de outro número histórico: foi dez vezes campeão entre os anos de 1932 e 1941, sendo recordista nacional de conquistas estaduais consecutivas, ao lado do América Mineiro.

Um dos únicos do Nordeste a ter casa própria, o ABC manda os seus jogos no Frasqueirão, com capacidade para 18 mil pessoas. No ano passado, o ABC conquistou o tri estadual. Das 14 partidas disputadas, venceu 12, empatou uma e foi derrotado apenas uma vez. A campanha de 2018 ficou marcada por uma façanha dentro das quatro linhas. O Elefante da Frasqueira venceu os dois turnos da competição – fato que não acontecia desde 2000 – e não precisou sequer disputar finais para levantar a taça.Com um elenco completamente reformulado, o ABC também quer, no estadual, reconquistar a confiança da torcida, após não ter conseguido o acesso à Série C deste ano.

Então, em 2019, o ABC vai ter moleza no estadual? Nada disso! Time mais conhecido do estado e o único a ter disputado a Série A do Brasileiro, o América de Natal está engasgado com o rival e quer voltar ser campeão após três anos. Campeão da Copa do Nordeste em 1998, o Mecão foi às compras e trouxe 15 reforços para o elenco.

Também fundado em 1915, o Alvirrubro tem 35 títulos estaduais e costuma mandar seus jogos na Arena das Dunas, estádio construído para a Copa do Mundo de 2014, que tem capacidade para 31 mil torcedores. A Arena do Dragão, nova casa do América de Natal, pode ser palco de alguns jogos do time no estadual. Até o fim do ano passado, a diretoria do Mecão havia informado que mais de 95% das obras já estavam finalizadas. O local deve ter capacidade para receber 25 mil torcedores.

Apesar disso, o torcedor tem pouco a comemorar, já que o América de Natal passa por um dos momentos mais difíceis de sua história centenária. No ano passado, terminou a temporada sem o título de nenhum dos turnos do estadual, foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil, desclassificado na pré-Copa do Nordeste, além da queda precoce na Série D, competição que disputará pela terceira vez seguida em 2019. Para fazer do novo ano um recomeço, a palavra de ordem da comissão técnica e dos atletas é trabalho.

O Campeonato Potiguar é dividido em dois turnos e terá uma diferença no regulamento em comparação à 2018. O primeiro e o segundo turno terão finais entre os dois primeiros colocados. As finais serão em jogo único, com a vantagem do mando de campo para a equipe que terminar à frente na tabela. Os campeões dos dois turnos se enfrentam na decisão em jogos de ida e volta – se alguma equipe vencer os dois turnos, como aconteceu como ABC no ano passado, será declarada campeã.

A competição começa nesta quarta-feira (9) com o duelo entre ABC e Globo, às oito horas da noite, horário local, no Frasqueirão. O América de Natal estreia nesta quinta (10) contra o Santa Cruz de Natal, também às oito da noite, horário local, na Arena das Dunas.

Siga as nossas redes sociais => Fan Page <= / => Fan groups <= / => Twitter <= / => Instagram <= / => Web Radio <= => SoundCloud <==> Nosso canal do Youtube <==> Participe de nossos grupos no WhatsApp News 2 <==> News 3 <==> News 4, baixe o aplicativo da Web Radio na Play Store versão I – II, ou ouça nossa radio nos principais portais da internet que retransmite a programação Web Radio Guamaré NewsRadiosNetRadiosCastCXRadioAs Melhores RadiosShow Radios.

Comente!!! Participe de nosso blog!!!