UFRNA estudante do curso de graduação em Ecologia do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Jucicleide Martins, sob a orientação da Professora Priscila Lopes, do Departamento de Ecologia, está realizando uma pesquisa inovadora sobre percepção ambiental.

De acordo com a discente, a percepção ambiental pode ser compreendida como a interação entre o ser humano e o meio ambiente, sendo considerada, portanto, como algo inerente ao individuo, porém que pode ser influenciada por diversos fatores externos, tais como aspectos culturais, sociais, econômicos e éticos.  “É dessa forma, que diferentes indivíduos ou grupos sociais podem apresentar uma percepção ambiental diferenciada dos demais” diz.

Jucicleide Martins destaca que a pesquisa pretende identificar quais são os fatores que determinam uma melhor ou pior percepção ambiental baseada no manejo individual de resíduos sólidos. “Entender tais fatores pode ajudar a criar campanhas educativas mais eficazes, voltadas para grupos que necessitam de ações mais efetivas” ressalta a pesquisadora.

Inovação – A pesquisadora destaca que o estudo é inovador no país. “Recentemente, estão sendo realizados estudos científicos que buscam compreender a percepção ambiental através de diferentes perspectivas, no entanto poucas pesquisas têm focado na abordagem de gestão de resíduos”.

Resultados preliminares – Resultados preliminares, apresentados em um congresso em Budapest, Hungria, indicam que condições sociais, como por exemplo, a renda, e oportunidades pessoais, como a formação profissional, tem um forte efeito sobre a percepção das pessoas. “Vale salientar que, como a percepção ambiental pode ser influenciada por diversos fatores, é importante incluir e relacionar o máximo de aspectos possíveis, além de ampliar o tamanho amostral da pesquisa” conclui Jucicleide Martins.

Contribuição – A pesquisa necessita da colaboração dos discentes da graduação e da pós-graduação para responder um questionário online, que engloba questões de cunho socioeconômico (idade, escolaridade e renda, por exemplo) e de cunho ambiental, focadas na preocupação e comportamento que os indivíduos demonstram com o meio ambiente, especialmente quando relacionado ao descarte de resíduos sólidos. O tempo estimado de resposta do questionário é de aproximadamente 4 minutos.  Para responder basta acessar o link: https://goo.gl/QVAgxb

PublicidadeGuamaNet_2

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here