Guamare News

Eleições: Alberto Fernández derrota Macri e vence em primeiro turno na Argentina

Eleitores de Fernández e sua vice, Cristina Kirchner, comemoram do lado de fora do quartel-general da Frente de Todos Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP

Os resultados da apuração da eleição presidencial deste domingo na Argentina confirmam a vitória em primeiro turno do candidato peronista, Alberto Fernández , que tem como companheira de chapa a ex-presidente e senadora Cristina Kirchner (2007-2015).

Herdeiro de uma crise econômica que não conseguiu resolver, apesar de uma acordo de US$ 50 bilhões com o Fundo Monetário Internacional, o presidente Mauricio Macri foi derrotado em sua tentativa de obter um segundo mandato, embora por uma diferença menor do que a prevista pelas pesquisas.

Com 76% dos votos apurados, Fernández tem  47,39%, contra 41,18% de Macri e 6,14% do terceiro colocado, o ex-ministro da Economia Roberto Lavagna. Na Argentina, para vencer no primeiro turno é necessário ter 45% mais um dos votos ou ao menos 40%, com 10 pontos de diferença sobre o segundo colocado. A vitória do peronista é considera irreversível por analistas locais.

O resultado de Macri foi melhor do que o obtido nas primárias de agosto, quando ele teve 32%  dos votos, contra 49% de Fernández. A eleição aconteceu sob o temor de agravamento da situação econômica e de uma corrida aos dólares, que vem se valorizando em relação ao peso nos últimos três meses.

Fernández comemorou a vitória ainda antes da divulgação dos resultados oficiais, enquanto milhares de pessoas festejavam em frente ao quartel-general da Frente de Todos, a coalizão vitoriosa.

—  É um grande dia para a Argentina —  disse o peronista, sorridente, ao sair de casa para se dirigir ao quartel-general da campanha, onde uma multidão o espera. — Estamos muito contentes, estamos superando a quantidade de votos das primárias.

OGlobo

Siga as nossas redes sociais=> Fan Page<= / =>Fan groups<= / =>Twitter<= / =>Blog Instagram<= / =>Web Radio Instagram<= / =>Site da Web Radio <= => SoundCloud <==>Nosso canal do Youtube <==> Participe de nossos grupos no WhatsApp News 2 <==> News 3 <==> News 4, baixe o aplicativo da Web Radio na Play Store versão 3.1, ou ouça nossa radio nos principais portais da internet que retransmite a programação Portal Web Radio Gmr NewsPortal RadiosNetPortal RadiosCastPortal CXRadioPortal As Melhores RádiosPortal Rádios Na Net,Portal Online Radio.

Comente!!! Participe de nosso blog!!!